Formado em 1990, por Mano Brown, Edy Rock, Ice Blue e KL Jay, o grupo Racionais Mc. s, destacou-se na coletânea ""Consciência Black"", lançada pela gravadora Zimbabwe Record. s, com os sucessos: ""Pânico na Zona Sul"" e ""Tempos Difíceis"" .
Integram-se com a realidade da rua, suas letras retratam o cotidiano pobre e preto dos moradores da periferia onde denunciam o racismo, o sistema capitalista e opressor, que patrocina: Tráfico, Miséria e Violência. Em 1992, lançaram seu primeiro LP ""Holocausto Urbano"" pelo selo Zimbabwe, onde venderam cerca de 50 mil cópias.
Nos anos 90 e 91 trabalharam com shows por toda a capital e interior, receberam o Prêmio de Melhor Grupo de Rap do Ano e participaram da abertura do Show Public Enemy no Ginásio do Ibirapuera. Em 1992 deram um importante passo, e fizeram shows na Febem e deram palestras para alunos nas escolas públicas.
O Projeto criado pela Secretaria da Educação ""Repensando"", onde discutiam sobre a Violência, Racismo, Miséria, enfim, o cotidiano da periferia, teve repercussão em Jornais e Televisão. No final de 1992, lançaram o seu segundo LP, desta vez um mix intitulado ""Escolha Seu Caminho"", onde destacaram-se as faixas ""Voz Ativa"" , ""Negro Limitado"" obras estas que fortificaram ainda mais a proposta do grupo. Neste período foram a atração principal Concerto de Rap que houve no Vale do Anhangabaú.
Em 1993, foram a atração no Teatro das Nações, com o projeto Música Negra em Ação, que contou com as participações de Toninho Crespo e Thaíde & DJ Hum. Participaram de shows filantrópicos, ajudando aos doentes e portadores do vírus HIV, Campanhas de agasalho e Campanhas contra a Fome, realizados nas Quadras das Escolas de Samba e Ginásio de Esportes. Foram realizadores da passeata feita por Jovens Negros em protesto do dia 13 de maio.
Realizaram pedágios ao ar livre promovido pela rádio 105 FM. O sucesso total veio com o CD ""Raio X do Brasil"". A festa de lançamento foi na Quadra da Rosas de Ouro, com mais de 10 mil pessoas, onde destacaram-se as faixas: ""Fim de Semana no Parque"" e ""Homem na Estrada"". Conquistaram o maior Prêmio da Música Popular Brasileira . ""Prêmio Sharp"" no qual Mano Brown ganhou como compositor revelação com a música ""Homem na Estrada"". No começo de 1995, com problemas na gravadora, adiaram seu próximo trabalho e no final de 1997 com seu próprio selo ""Cosa Nostra"", lançaram o CD intitulado ""Sobrevivendo no Inferno"", produto distribuído pela ""Zâmbia Fonográfica Ltda"".
O Lançamento foi no Ginásio do Corinthians. Mesmo com esta popularidade eles continuam recusando convites de grandes veículos de comunicação. No ano de 1998, lançaram dois vídeos clip. s ""Diário de um Detento"" e ""Mágico de Oz"". Em agosto do mesmo ano foram os vencedores do Vídeo Music Brasil, promovido pela MTV, recebendo os prêmios ""Melhor Grupo de Rap"" e ""Escolha da Audiência"".
A postura e a ética dos Racionais Mc. s permanece no pensamento de cada integrante.
COMENTÁRIOS
Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.