artigos acontece nossa arte humor dialeto o comédia & o truta histórias para refletir
Terça - 27 de Junho de 2017
COLUNISTAS 
@ SANDRA LOURENÇO
@RR RODRIGUES
Ademiro Alves (Sacolinha)
Alberto Lopes Mendes Rollo
Alessandro da Silva Freitas
Alessandro Thiago da Silva Luz
Alexandre M. O. Valentim
Ana Carolina Marques
Antony Chrystian dos Santos
Carla Leite
César Vieira
Cíntia Gomes de Almeida
Claudia Tavares
EDSON TALARICO
Eduardo Souza
Elias Lubaque
FAEL MIRO
Fernando Alex
Fernando Carvalho
Fernando Chaves dos Santos
Flávio Rodrigues
Garoto Loko (IT)
Gisele Alexandre
Henrique Montserrat Fernandez
Ivan de Carvalho Junqueira
Jack Arruda Bezerra
Jean Jacques dos Santos
João Batista Soares de Carvalho
João Henrique Valerio
JOEL BATISTA
Jonas de Oliveira
Jose de sousa
Júnior Barreto
Karina dos Santos
Karina dos santos
Leandro Carvalho
Leandro Ricardo de Vasconcelos
Leonardo Lopes
Luiz Antonio Ignacio
Marcelo Albert de Souza
Marco Garcia
Marcos Lopes
Maria de Moraes Barros
massilon cruz santos
Natália Oliveira
Nathalia Moura da Silva (POIA)
NAZARIO CARLOS DE SOUZA
NEY WILSON FERNANDES SANTANNA
Rafael Andrade
Rafael Valério ( R.m.a Shock )
Regina Alves Ribeiro
Rhudson F. Santos
Ricardo Alexandre Ferreira
Rodrigo Silva
Silvio Gomes Batisa
Sônia Carvalho
Teatro nos Parques
Thiago Ferreira Bueno
Tiago Aparecido da Silva
washington
Wesley Souza
Weslley da Silva Gabanella
Wilson Inacio

APOIADORES 


Todo o conteúdo do portal www.capao.com.br é alimentado por moradores e internautas. As opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.


Racionais Mc´s

Por: Leonardo Lopes

Formado em 1990, por Mano Brown, Edy Rock, Ice Blue e KL Jay, o grupo Racionais Mc. s, destacou-se na coletânea ""Consciência Black"", lançada pela gravadora Zimbabwe Record. s, com os sucessos: ""Pânico na Zona Sul"" e ""Tempos Difíceis"" .

Integram-se com a realidade da rua, suas letras retratam o cotidiano pobre e preto dos moradores da periferia onde denunciam o racismo, o sistema capitalista e opressor, que patrocina: Tráfico, Miséria e Violência. Em 1992, lançaram seu primeiro LP ""Holocausto Urbano"" pelo selo Zimbabwe, onde venderam cerca de 50 mil cópias.

Nos anos 90 e 91 trabalharam com shows por toda a capital e interior, receberam o Prêmio de Melhor Grupo de Rap do Ano e participaram da abertura do Show Public Enemy no Ginásio do Ibirapuera. Em 1992 deram um importante passo, e fizeram shows na Febem e deram palestras para alunos nas escolas públicas.

O Projeto criado pela Secretaria da Educação ""Repensando"", onde discutiam sobre a Violência, Racismo, Miséria, enfim, o cotidiano da periferia, teve repercussão em Jornais e Televisão. No final de 1992, lançaram o seu segundo LP, desta vez um mix intitulado ""Escolha Seu Caminho"", onde destacaram-se as faixas ""Voz Ativa"" , ""Negro Limitado"" obras estas que fortificaram ainda mais a proposta do grupo. Neste período foram a atração principal Concerto de Rap que houve no Vale do Anhangabaú.

Em 1993, foram a atração no Teatro das Nações, com o projeto Música Negra em Ação, que contou com as participações de Toninho Crespo e Thaíde & DJ Hum. Participaram de shows filantrópicos, ajudando aos doentes e portadores do vírus HIV, Campanhas de agasalho e Campanhas contra a Fome, realizados nas Quadras das Escolas de Samba e Ginásio de Esportes. Foram realizadores da passeata feita por Jovens Negros em protesto do dia 13 de maio.

Realizaram pedágios ao ar livre promovido pela rádio 105 FM. O sucesso total veio com o CD ""Raio X do Brasil"". A festa de lançamento foi na Quadra da Rosas de Ouro, com mais de 10 mil pessoas, onde destacaram-se as faixas: ""Fim de Semana no Parque"" e ""Homem na Estrada"". Conquistaram o maior Prêmio da Música Popular Brasileira . ""Prêmio Sharp"" no qual Mano Brown ganhou como compositor revelação com a música ""Homem na Estrada"". No começo de 1995, com problemas na gravadora, adiaram seu próximo trabalho e no final de 1997 com seu próprio selo ""Cosa Nostra"", lançaram o CD intitulado ""Sobrevivendo no Inferno"", produto distribuído pela ""Zâmbia Fonográfica Ltda"".

O Lançamento foi no Ginásio do Corinthians. Mesmo com esta popularidade eles continuam recusando convites de grandes veículos de comunicação. No ano de 1998, lançaram dois vídeos clip. s ""Diário de um Detento"" e ""Mágico de Oz"". Em agosto do mesmo ano foram os vencedores do Vídeo Music Brasil, promovido pela MTV, recebendo os prêmios ""Melhor Grupo de Rap"" e ""Escolha da Audiência"".

A postura e a ética dos Racionais Mc. s permanece no pensamento de cada integrante.

COMENTÁRIOS


Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.

institucional capão redondo política de privacidade newsletter colunistas contato