Periodicamente eu recebo e-mails de piadas, fotos engraçadas, e afins. Um dia destes eu recebi um muito engraçado, era uma redação com erros gravíssimos e que me fizeram pensar um pouco sobre a educação do nosso país e o que eu tenho realmente haver com isso, embora eu sequer conheça este aluno.
O duro é sabermos que este aluno é de uma escola bem conceituada aqui em São Paulo, e é claro que não estou aqui para falar sobre esta instituição, que é bem renomada, mas sim do valor que é dado à cultura e ao conhecimento em nossos dias.
Bom, antes de eu começar a contar o caso, por favor, leia a redação abaixo:
Seria cômico se não fosse trágico.
As crianças não são incentivadas a desenvolver o intelecto, já crescem em lares que não dão valor ao conhecimento e isso não é um problema dela, mas nosso.
Nosso porque vivemos em uma sociedade democrática, onde a opinião e a vontade de todos é o que constroi a nação, e se temos uma nação que não consegue constituir uma opinião nem tampouco expressar suas vontades, esta nação será um fracasso.
Cada dia mais as empresas valorizam o conhecimento, o grau de instrução ( e nem sempre a formação ) que a pessoa tem. O maior patrimônio de uma pessoa é o que ela conhece e é isso que tem sido valorizado nas contratações em nossos dias. E por ironia, o conhecimento está sendo cada vez menos estimulado nas escolas.
Tenho uma opinião muito particular sobre a educação continuada, e definitivamente não concordo com este sistema. Recentemente vimos no Fantástico ( Rede Globo ) um teste aplicado em alunos de todo o Brasil, e o resultado foi dramático. O grande problema encontrado foi na assimilação do conteúdo lido, onde as crianças ( com esforço ) conseguiam ler o texto apresentado, mas ao término da leitura não conseguiam explicar sobre o que o texto se tratava.
Sei que é de interesse de alguns políticos manter uma nação ignorante para assim, terem um melhor controle da massa, e sei também que enquanto houverem ignorantes de terno que só conseguem olhar para o próprio umbigo e que tratam a nação com total descaso, o Brasil JAMAIS deixará de ser um país medíocre.
Um país ignorante é formado pelos ignorantes que o regem e pelos desafortunados que afirmam com propriedade que "50% dos negros nascem pretos".
COMENTÁRIOS
Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.