A Secretaria da Cultura de São Vicente, através do projeto Oficinas Culturais, está realizando a exposição de ilustrações “Heróis de 32”, em comemoração aos 72 anos da Revolução Constitucionalista de 9 de julho.
A exposição pode ser visitada no prédio da Secretaria da Cultura, de 8 a 30 de julho. O evento integra a IX Mostra das Oficinas Culturais/2004 e conta com 55 ilustrações nas linguagens de cartoon, heróis e mangá, das turmas Iniciantes Infantil e Adolescente, da Área Insular, Humaitá e Dique Sambaiatuba, das oficinas de Histórias em Quadrinhos.
A proposta do projeto é sedimentar nos alunos, através da atividade artística, a importância da Revolução de 32 para a História do Brasil. Os alunos foram pesquisar fotos antigas, cartazes da campanha e entender as causas e conseqüências da revolução.
Revolução Constitucionalista foi um movimento deflagrado em São Paulo, em 1932, dois anos após a posse de Getúlio Vargas no governo provisório instalado a partir da Revolução de 30. O movimento da revolução constitucionalista de 32 exigia o cumprimento das promessas de campanha e de revolução de Getúlio Vargas, que havia anteriormente declarado a necessidade de uma nova Constituição para o país. A revolução de 32 teve base política tanto nos liberais quanto nas oligarquias paulistas. Apesar da derrota de São Paulo em sua luta por uma constituição, dois anos depois da revolução, em 1934, uma assembéia eleita pelo povo promulga a nova Carta Magna.
As oficinas da Área Insular contam com a monitoria de Bill Silva, e as turmas do Área Continental - Humaitá e Dique Sambaiatuba são monitoradas por André Prata.
Os interessados em conhecer a exposição, a Secretaria da Cultura se localiza na Rua João Ramalho, 988, Centro, São Vicente, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, tel. (13) 3467-3486 e 3467-7015.
COMENTÁRIOS
Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.