É um projeto sem fins lucrativos ou interesses políticos, que se propõe a facilitar o acesso à informação, cultura e lazer aos moradores do Morro das Pedras, zona Oeste de Belo Horizonte.
É, também, o primeiro passo de um projeto mais abrangente, em desenvolvimento. A Comunidade O Morro, como tantas outras centenas de comunidades, é carente de boa educação pública, cultura e opções de lazer.
Há problema sociais ligados a tal carência, tais como: tráfico de drogas, prostituição infantil, analfabetismo, violência, miséria, etc. Há quem não tenha expectativa de vida e quem acredite que os sonhos estão longe de se realizar ou são irrealizáveis. A comunidade é marginalizada pela sociedade.
Consciência Entendemos que a informação é o caminho para a melhoria da qualidade de vida e não deve ser retida, mas compartilhada. Queremos mostrar à comunidade seu potencial, sua capacidade de realizar projetos de maneira alternativa, cooperativa e independente.
Se faz necessário o estímulo à leitura - para que se crie o gosto e do gosto o hábito, a aproximação da informação, conscientização, exposição de alternativas e respeito a escolhas. Serviços Intentamos atender pessoas de todas as idades, segundo sua necessidade, oferecendo:
Consulta ao acervo (livros, revistas, jornais, fanzines, etc.) no local e empréstimo domiciliar; apoio ao estudo e à pesquisa escolar;
Sessões de vídeo; palestras, discussões e debates; sarau de poesias; encontros com escritores e artistas, oficinas, etc. Autogestão e voluntariado BICO, independente, não é subordinado a instituições ou órgãos governamentais, sendo mantido por pessoas (doadores fixos) e doações espontâneas.
Recursos humanos serão supridos por trabalho voluntário. Por isso, quanto maior o número de pessoas envolvidas, melhor e mais eficiente o funcionamento da biblioteca. Contamos com um espaço locado (rua turano, 175), mas, para iniciarmos as atividades, precisamos de:
- 1 Mesa para atendimento/ recepção com 1 cadeira;
- 2 Mesas para os usuários/ leitores com 8 cadeiras;
- 6 Estantes de aço para livros;
- 1 Armário de aço para arquivo;
- 3 Fichários de mesa.
Obviamente, também precisamos de doações de livros. Em especial, obras de literatura e referencia (enciclopédias, dicionários, etc.) Sendo descartados livros didáticos do ensino fundamental, para evitar acúmulo, devido à facilidade em adquiri-los. Em relação ao sustento financeiro foi-se planejado termos muitos mantenedores contribuindo com pouco ( 5 ou 10 reais , por exemplo), mensalmente, de forma a aliviar o compromisso e assegurar que, faltando alguém com sua contribuição, seja fácil cobrir um possível imprevisto.
Colocando-nos a disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários: (31) 3313 0392 – Sirleide (31) 3372 9887 – Brian Correspondência A/C Sirleide Kelly ou Brian Matos – Aluna Kelem de Faria, 12 / CEP 30410-440 – Morro das Pedras – Belo Horizonte/ MG Para depósitos Caixa Econômica Federal Sirleide Kelly da Silva Agência 0681/op.013/ conta: 72088-2 Temos a disposição de todos: apostila sobre o assunto (aux. Biblioteca comunitária), e um banco de dados desenvolvido em MS ACCESS, por nós, e distribuído gratuitamente. Responsáveis: Sirleide e Brian
COMENTÁRIOS
Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.