artigos acontece nossa arte humor dialeto o comédia & o truta histórias para refletir
Sexta - 18 de Agosto de 2017
COLUNISTAS 
@ SANDRA LOURENÇO
@RR RODRIGUES
Ademiro Alves (Sacolinha)
Alberto Lopes Mendes Rollo
Alessandro da Silva Freitas
Alessandro Thiago da Silva Luz
Alexandre M. O. Valentim
Ana Carolina Marques
Antony Chrystian dos Santos
Carla Leite
César Vieira
Cíntia Gomes de Almeida
Claudia Tavares
EDSON TALARICO
Eduardo Souza
Elias Lubaque
FAEL MIRO
Fernando Alex
Fernando Carvalho
Fernando Chaves dos Santos
Flávio Rodrigues
Garoto Loko (IT)
Gisele Alexandre
Henrique Montserrat Fernandez
Ivan de Carvalho Junqueira
Jack Arruda Bezerra
Jean Jacques dos Santos
João Batista Soares de Carvalho
João Henrique Valerio
JOEL BATISTA
Jonas de Oliveira
Jose de sousa
Júnior Barreto
Karina dos Santos
Karina dos santos
Leandro Carvalho
Leandro Ricardo de Vasconcelos
Leonardo Lopes
Luiz Antonio Ignacio
Marcelo Albert de Souza
Marco Garcia
Marcos Lopes
Maria de Moraes Barros
massilon cruz santos
Natália Oliveira
Nathalia Moura da Silva (POIA)
NAZARIO CARLOS DE SOUZA
NEY WILSON FERNANDES SANTANNA
Rafael Andrade
Rafael Valério ( R.m.a Shock )
Regina Alves Ribeiro
Rhudson F. Santos
Ricardo Alexandre Ferreira
Rodrigo Silva
Silvio Gomes Batisa
Sônia Carvalho
Teatro nos Parques
Thiago Ferreira Bueno
Tiago Aparecido da Silva
washington
Wesley Souza
Weslley da Silva Gabanella
Wilson Inacio

APOIADORES 


Todo o conteúdo do portal www.capao.com.br é alimentado por moradores e internautas. As opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.


BICO – BIBLIOTECA COMUNITÁRIA – MORRO DAS PEDRAS

Por: Leonardo Lopes

É um projeto sem fins lucrativos ou interesses políticos, que se propõe a facilitar o acesso à informação, cultura e lazer aos moradores do Morro das Pedras, zona Oeste de Belo Horizonte.

É, também, o primeiro passo de um projeto mais abrangente, em desenvolvimento. A Comunidade O Morro, como tantas outras centenas de comunidades, é carente de boa educação pública, cultura e opções de lazer.

Há problema sociais ligados a tal carência, tais como: tráfico de drogas, prostituição infantil, analfabetismo, violência, miséria, etc. Há quem não tenha expectativa de vida e quem acredite que os sonhos estão longe de se realizar ou são irrealizáveis. A comunidade é marginalizada pela sociedade.

Consciência Entendemos que a informação é o caminho para a melhoria da qualidade de vida e não deve ser retida, mas compartilhada. Queremos mostrar à comunidade seu potencial, sua capacidade de realizar projetos de maneira alternativa, cooperativa e independente.

Se faz necessário o estímulo à leitura - para que se crie o gosto e do gosto o hábito, a aproximação da informação, conscientização, exposição de alternativas e respeito a escolhas. Serviços Intentamos atender pessoas de todas as idades, segundo sua necessidade, oferecendo:


Consulta ao acervo (livros, revistas, jornais, fanzines, etc.) no local e empréstimo domiciliar; apoio ao estudo e à pesquisa escolar;
Sessões de vídeo; palestras, discussões e debates; sarau de poesias; encontros com escritores e artistas, oficinas, etc. Autogestão e voluntariado BICO, independente, não é subordinado a instituições ou órgãos governamentais, sendo mantido por pessoas (doadores fixos) e doações espontâneas.

Recursos humanos serão supridos por trabalho voluntário. Por isso, quanto maior o número de pessoas envolvidas, melhor e mais eficiente o funcionamento da biblioteca. Contamos com um espaço locado (rua turano, 175), mas, para iniciarmos as atividades, precisamos de:

  • 1 Mesa para atendimento/ recepção com 1 cadeira;
  • 2 Mesas para os usuários/ leitores com 8 cadeiras;
  • 6 Estantes de aço para livros;
  • 1 Armário de aço para arquivo;
  • 3 Fichários de mesa.

Obviamente, também precisamos de doações de livros. Em especial, obras de literatura e referencia (enciclopédias, dicionários, etc.) Sendo descartados livros didáticos do ensino fundamental, para evitar acúmulo, devido à facilidade em adquiri-los. Em relação ao sustento financeiro foi-se planejado termos muitos mantenedores contribuindo com pouco ( 5 ou 10 reais , por exemplo), mensalmente, de forma a aliviar o compromisso e assegurar que, faltando alguém com sua contribuição, seja fácil cobrir um possível imprevisto.

Colocando-nos a disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários: (31) 3313 0392 – Sirleide (31) 3372 9887 – Brian Correspondência A/C Sirleide Kelly ou Brian Matos – Aluna Kelem de Faria, 12 / CEP 30410-440 – Morro das Pedras – Belo Horizonte/ MG Para depósitos Caixa Econômica Federal Sirleide Kelly da Silva Agência 0681/op.013/ conta: 72088-2 Temos a disposição de todos: apostila sobre o assunto (aux. Biblioteca comunitária), e um banco de dados desenvolvido em MS ACCESS, por nós, e distribuído gratuitamente. Responsáveis: Sirleide e Brian

COMENTÁRIOS


Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.

institucional capão redondo política de privacidade newsletter colunistas contato