Periferia: berço de valores
Por: Alexandre M. O. Valentim
Periferia: berço de valores
A periferia sul paulistana sempre foi berço de grandes nomes de expressão cultural, política e esportiva, a nível local, regional, nacional e até internacional. Quem sempre vê a periferia como local de pessoas de pouca instrução, alienadas e sem nenhum destaque, desconhecem a realidade desses rincões longínquos . São nessas paragens distantes, a mercê da sorte, que se criam mentes brilhantes que se alimentam das poucas oportunidades oferecidas. A determinação de vencer, de superar o destino, alavanca carreiras bem-sucedidas - a duras penas diga-se -, desses reconhecidos destaques, que tiveram que transpor preconceitos, mágoas, falta de apoio, condições financeiras precárias e toda sorte de obstáculos. Mas, que ao final venceram e mostraram que com quase nada é possível chegar lá. O que diríamos então se houvesse o mínimo de apoio e investimento nessa gente de valor ?
Vou procurar agora mostrar quem são esses reconhecidos heróis que de alguma forma valorizam o bairro, mesmo algumas vezes morando longe. Desculpe desde já se esquecer algum nome, sei também que há muitos outros valores anônimos que estão na espera de seu reconhecimento e, que merecem nossa apreço.
Diga-se de antemão que essa relação diz respeito aos moradores ou ex-moradores do distrito do Jardim Ângela e Capão Redondo.
Vamos lá, como destaque na área cultural temos:
Mano Brown - rap. Conhecido e pioneiro vocalista e letrista de um dos mais aclamados grupos de rap do país. Morador desde sempre da Cohab Adventista no Capão Redondo onde expressa a dura realidade da periferia nas suas contundentes letras.
André Luiz de Souza - cineasta. Ex-morador do Capão Redondo, aventurou-se pelo mundo numa trajetória de sucesso, sem esquecer suas origens. Dirigiu um dos mais aclamados documentários sobre a realidade dos meninos de rua do Brasil, ganhador de vários prêmios, inclusive no prestigiado festival de Cannes.
É também band-leader do grupo musical Jiripoca, uma fusão latina de vários ritmos musicais. Atualmente André reside na França.
Ferréz- escritor. Seu livro e primeiro sucesso Capão Pecado, retrata bem a realidade no bairro. Sua trajetória de vida ia contra qualquer prognóstico de um futuro de sucesso, mas ele perseverou e virou a mesa para melhor. Ferréz, continua a escrever livros, é articulista de revistas e mantém projetos sociais na região.
Natarja Turetta - atriz. Quem não se lembra do famoso seriado global "Malu Mulher " com a atriz Regina Duarte, talvez os mais novos. Natarja fazia o papel da filha da protagonista. Esse seriado fez muito sucesso no início dos anos 80. Natarja, viveu muitos anos no Capão Redondo.
Esporte:
Cafú - jogador da seleção brasileira. Cafú, aprendeu a arte da bola, jogando pelada nos Campinhos de terra do Jardim Irene e daí para o resto do mundo. Na última Copa de futebol no Japão, fez uma justa homenagem ao bairro onde cresceu, tornando internacionalmente conhecido o humilde Jardim Irene.
Política:
Lucila - vereadora. Mulher determinada, que tem como objetivo o bem da população local do Jardim Ângela e de toda a periferia. Elegeu-se vereadora com o apoio local e desde então tem contribuído para a melhoria do bairro.
Direitos Humanos:
Padre Jaime Crowe - direitos humanos. Padre, que exerce seu sacerdócio na Igreja dos Santos Mártires, Jardim Ângela. Natural da terra de James Joyce, Irlanda, deixou seu encantador país para militar a palavra de Deus aos mais necessitados. É um ativo combatente das injustiças cometidas contra os mais desafortunados. Todo ano encabeça a marcha da Paz, uma passeata contra os homicídios, e em favor da vida.
COMENTÁRIOS
Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.