O leitor dos seus textos, tanto no blog como no site enraizados, percebem sempre que você faz uma espécie de apologia da leitura, pedindo para as pessoas desligarem a tv e se dedicar mais aos livros. Diante disso como você vê atualmente a programação dos canais tradicionais de televisão no Brasil? Acho lamentável a programação da tv aberta no Brasil, falta muita coisa e sobra muito de descatavel. Programas bons existem mais são poucos, jornalismo vejo em todos canais e filtro o que vejo, futeboil mercenário não me seduz mais, novelas e reallit nem pensar, assisto PROVOCAÇÕES de vez em quando, e gosto de pouquissimos outros, para dar entrevista vou em todos, mesmo que não concorde com o conteudo, já é uma mensagem mais sádia se eu for neles falar de livro, biblioteca, hip hop. Mais é muito fraco no geral.
Com o avanço da tecnologia, bem como a intensificação da internet, alguns especialistas chegaram a dizer que seria ótimo por causa do acesso rápido e fácil que os jovens teriam a bons textos e livros para ler. Mas ao que se vê é os jovens fazendo uso da rede mundial para jogos e chats de bate-papo. De que forma você analisa esse comportamento? É como a TV, se vc saber usar tem coisas boas, se não..... Eu tenho um blog cultural, tem gente que tem blog para se mostrar, mostrar aos amigos da escola, com varias coisas escritas erradas, e exposição da vida particular. Chats e bate papos são perca de tempo e perigo, não se sabe quem es~´a do outro lado. Tem que saber utilizar a internet.
Voltando aos livros que você escreveu... gostaria que falasse um pouco a respeito das dificuldades de escrevê-los e a satisfação em vê-los prontos. Dificuldades são varias, vc não tem um computador bem loko, não tem uma maquina digital, faz uma foto é filme, revelação, tudo caro, atrapalha bastante a falta de uma estrutura, mas estamos se virando e é um milagre eu estar prestes a lançar meu terceiro livro sem uma editora bacana me dando condições de trabalho, escrevo livros, sou colunista de 4 sites, tenho o meu site/blog e tenho que trabalhar de segunda a sexta das 8.00 as 18.00 para sustentar minha familia, não vivo da literatura e muito menos do hip hop.
Estou sabendo que já tem um terceiro na ponta da agulha. Qual vai ser o enfoque dele e quando se dará o lançamento? É o novo livro do trem, que fala do veneno que trabalhadores como eu passa nos trens da linha Brás/Calmon Viana no extremo da zona leste de SP, é um livro para quem me conheceu depois do meu primeiro livro e me cobram bastante, relaçar o trem como ele saiu em 2000 não seria o ideal, reescrevi o livro e se chamará: O TREM - CONTESTANDO A VERSÃO OFICIAL. Lanço em Outubro em 3 locais: Ação Educativa no centro de SP, O Autor na Praça, evento na Praça Benedito Calixto em Pinheiros e no Itaim Paulista, as datas ainda não foram definidas
E os fanzines? você ainda os produz? Xerox está super caro e quando sobra uns R$ 50,00 no bolso ( o que ultimamente tem sido raro) eu rodo um numero do meu BOLETIM DO KAOS, que está no numero 86.
Fale um pouco do novo projeto que é a Biblioteca comunitária que está sendo montada no seu bairro. Já montamos, inaugurou em 23 de Julho de 2005 e é 100% gratuita, se chama BIBLIOTECA COMUNITÁRIA SUBURBANO CONVICTO, venham conhecer.
Do que se trata o projeto "favela toma conta"? É um evento de rua com os 4 elementos do hip hop, de graça, na rua e sempre em alguma favela do Itaim Paulista, já fiz 6 edições onde vieram grandes nomes do rap nacional como Trilha Sonora do Gueto, Tribunal Mcs, Filosofia de Rua, Dudu de Morro Agudo (RJ) e muitos outros, além de pessoas para dar uma outra mensagem, mais para literatura, já vieram Ferréz, Sergio Vaz, Sacolinha, os Poetas da Cooperifa, Nino Brown, o sétimo deve acontecer no dia das Crianças.
Mudando o foco para a área política... em quem você votou para presidente? Sempre votei desde 1989 no LULA para presidente e não me arrependo, votaria de novo inclusive e melhor que ele só o EDUARDO SUPLICY
Que leitura está fazendo do atual quadro político no país? Lamentável alguns nomes importantes do governo estarem envolvido em tantas coisas ilicitas, mas o governo vai superar e punir os culpados, assim espero, como espero ver o Paulo Maluf preso, o LALAU no cadeião de Pinheiros, vamos aguardar.
O Brasil, a curto prazo, teria uma solução? A curto prazo não, mas a médio sim, tem que diminuir ou acabar a corrupção, se alguns forem presos acaba, porque nem todos pobres são ladrões, porque tem o exemplo de quem vai pro crime e cai em cana, anos de sofrimento.
Para terminar, vamos fazer um bate pronto. ( para cada palavra fale o que vier à mente)
Um sonho: Um livro por ano. Uma realização: Estar sendo reconhecido como escritor. Uma música: Faculdade de Mil Grau do Tribunal Ms´s e Aquela Sala do AO CUBO. Um grupo musical: Racionais Mcs. Um livro: Capitães de Areia de Jorge Amado. Um escritor: Ferréz. Um político: LULA Um arrependimento: Nenhum que me lembre Família: Base do homem e amor. Filhos: Tenho um filho, o Evandro de 5 anos, uma palavra: - Obrigado Senhor. Futuro: Melhor que o presente que tá osso. Projetos sociais: Fazer crescer minha biblioteca e continuar com oficinas, palestras e eventos, produzindo e participando.
Considerações finais... Acessem meu blog: www.suburbano convicto.blogger.com.br. Paz a todos que leram essa entrevista e desligue a TV e leia um livro. Você só tem a lucrar. |