Um “Sou” patriota.
No dia 7 de setembro, fui a uma homenagem em que se comemorava o dia da independência. Iria ter vários tipos de apresentações. Um teatro que retratava o episódio do dia em que Pedro I gritou: “independência ou morte”, desfiles de fanfarras e, como sempre, políticos "falando". Argh!!! Acho que eu estou “surtando” com essa onda de corrupção, pois não suporto mais ver um "discurso patriótico".
Lá pelas tantas, um fato me chamou a atenção. A secretária de cultura e esportes da cidade proferiu sem nem um "pingo" de ressentimento, em tom utópico, que o Brasil é o segundo maior mercado editorial do planeta, perdendo só para a Itália. Disse que isso era motivo para comemorarmos e festejarmos muito! Ah...Jesus... comemorar o quê? Só se for com pinga de alambique e trançando as pernas... Oras essa! desculpe-me pelo desabafo mas não consegui engolir essa b... Pura palhaçada, teatro de marionetes! É a mesma coisa que jogar m... no ventilador.
Minha nobre secretária, vossa excelência esqueceu de mencionar um fato importante, vou fazer o favor de acreditar que esquecerá de verdade e refrescar sua bela “memória”. A senhora não mencionou - ou melhor dizendo - esqueceu de mencionar que, segundo uma pesquisa do Ibope, em parceria com a Ação Educativa, demonstrou que "75% dos brasileiros são analfabetos ou semi-analfabetos; oscilam entre não saber ler, ler e não entender e entender pouquíssimo do que leu. Que os livros ainda continuam caros e que muitos não podem ter pleno acesso aos mesmos..."
Secretária! isso são motivos para comemorarmos? Ah... fala sério! Meus ouvidos não são penicos! Deveríamos jogar limpo não é? Não é isso que muitos apregoam quando estão nos palanques ou apertando às mãos de um pobre em tempos de eleições? Muitos podem me achar pessimista, louco varrido, por pensar assim. Tudo bem! Cada um pensa o que quer. Mas não nos esqueçamos que esse dado importantíssimo, infelizmente, é a dura e crua realidade em que vivemos. Por favor... Pensamos nisso!
Pois bem minha nobre secretária, só uma singela lembrança, já que você anda meio “esquecida de fatos expressivos”... Em datas comemorativas não adianta hastear a bandeira mostrando um nacionalismo exacerbado. Pois a mesma também contém furos.
Rafael Andrade é colunista do blog “comunidadepoetica.blogspot.com.br”
COMENTÁRIOS
Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.