artigos acontece nossa arte humor dialeto o comédia & o truta histórias para refletir
Terça - 23 de Maio de 2017
COLUNISTAS 
@ SANDRA LOURENÇO
@RR RODRIGUES
Ademiro Alves (Sacolinha)
Alberto Lopes Mendes Rollo
Alessandro da Silva Freitas
Alessandro Thiago da Silva Luz
Alexandre M. O. Valentim
Ana Carolina Marques
Antony Chrystian dos Santos
Carla Leite
César Vieira
Cíntia Gomes de Almeida
Claudia Tavares
EDSON TALARICO
Eduardo Souza
Elias Lubaque
FAEL MIRO
Fernando Alex
Fernando Carvalho
Fernando Chaves dos Santos
Flávio Rodrigues
Garoto Loko (IT)
Gisele Alexandre
Henrique Montserrat Fernandez
Ivan de Carvalho Junqueira
Jack Arruda Bezerra
Jean Jacques dos Santos
João Batista Soares de Carvalho
João Henrique Valerio
JOEL BATISTA
Jonas de Oliveira
Jose de sousa
Júnior Barreto
Karina dos Santos
Karina dos santos
Leandro Carvalho
Leandro Ricardo de Vasconcelos
Leonardo Lopes
Luiz Antonio Ignacio
Marcelo Albert de Souza
Marco Garcia
Marcos Lopes
Maria de Moraes Barros
massilon cruz santos
Natália Oliveira
Nathalia Moura da Silva (POIA)
NAZARIO CARLOS DE SOUZA
NEY WILSON FERNANDES SANTANNA
Rafael Andrade
Rafael Valério ( R.m.a Shock )
Regina Alves Ribeiro
Rhudson F. Santos
Ricardo Alexandre Ferreira
Rodrigo Silva
Silvio Gomes Batisa
Sônia Carvalho
Teatro nos Parques
Thiago Ferreira Bueno
Tiago Aparecido da Silva
washington
Wesley Souza
Weslley da Silva Gabanella
Wilson Inacio

APOIADORES 


Todo o conteúdo do portal www.capao.com.br é alimentado por moradores e internautas. As opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.


PELOS CORREDORES DO GUETO

Por: Garoto Loko (IT)

PELOS CORREDORES DO GUETO

EU SEMPRE ESTIVE EM LUGARES COMPLICADOS DE CERTA FORMA. NASCI EM MEIO A TERRAS DO INTERIOR MIGRANDO PARA A CIDADE DEVIDO A CRISE DA ECONOMIA LOCAL.
HOJE SOU UM EM MEIO A MILHÕES NO FORMIGUEIRO DO SUBURBIO. MAS UM VIDA LOKA TENTANDO VENCER, MAS UM VIDA LOKA EMERGENTE DO STRESS CONCENTRADO DA PERIFERIA E DAS CLASSES BAIXAS. ENTRANHADO EM MEIO AOS CORREDORES, CORREDORES E VIELAS CONSTITUIDOS DE UMA GRAND EPOPULAÇÃO AGRUPADA E COMPACTADA NUM ESTREITO PEDAÇO DE TERRA. UM AGRUPAMENTO SEM PRIVACIDADES, CHEIO DE RIVALIDADES, ONDE O OLHO GORDO SEMPRE TE ESPERA NA ESQUINA.
TEM SELECIONADOS OS QUE SAEM SOL A SOL SEM DESCANSAR, MAL ACORDA E JÁ É HORA DE TRABALHAR E QUANDO VOLTA JÁ ESTÁ QUAS ENA HORA DO GALO CANTAR. É ASSIM SEMPRE, DIA APÓS DIA. É COMO UMA ESCADA ROLANTE, NÃO PÁRA, MAS OS RESULTADOS SO CHEGA COM UM TEMPO. VIVER NUMA COMUNIDADE DE SUBURBIO É DESENVOLVER MAS DO QUE NADA CASCO E ARMADURA, PACIENCIA E ESPERANÇA ACIMA DE TUDO. ESPERANÇA DE PODER OFERECER UMA VIDA MELHOR E UMA MINIMA QUALIDADE DE VIDA A SUA FAMILIA. ESPERANÇA DE PODER VER OS GAROTOS SOLTOS NA RUA SEM O MEDO E A DESCONFIANÇA, ESPERANÇA DE VER MAIS CRIANÇAS NA ESCOLA DO QUE NO ÓCIO, ESPERANÇA DE UNIÃO AO INVÉS DE RIVALIDADE. CONFIE EM VOCÊ ANTES DE MAIS NADA...PORQUE SENÃO O OUTRO VAI DAR RISADA. É REGRA BÁSICA.
NOS CORREDORES DO GUETO SE ESCONDE DIVERSOS PROBLEMAS. PROBLEMAS DE HABITAÇÃO, DE PRIVACIDADE, DE LAZER, DE CULTURA, DE SEGURANÇA(MAS ISSO É NACIONAL), DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E DE INVESTIMENTO.
POR AQUI SE VE MAIS BAR E BOTECO DO QUE ESCOLAS, POR AQUI SE VE MAIS CONCORRENCIA DO QUE APOIO E COLETIVIDADE, POR AQUI SE VE MAIOR DESRESPEITO AO POVO. UM POVO SEM ESTRUTURA, UM POVO SEM ATENÇÃO, SEM CAMPANHA DE HABITAÇÃO, SEM DIREITO A TRANSPORTE QUE SUPERLOTA TODO DIA E FAZ O POVO SE ESPREMER PRA TRABALHAR, QUE FAZ O POVO IR CANSADO EM PE SEM VONTADE DE ESTUDAR, GERAM AUMENTO NA TARIFA SO PRA CAUSAR REVOLTA E VE O QUE O POVO FAZ A SUA VOLTA.
É SELETIVO E INDIGNO ME PARECE....PELAS RUAS DA ELITE, QUANDO VC SE APRESENTA SUBURBANO... O ATENDIMENTO E O TRATAMENTO É OUTRO. OLHAR DE CIMA A BAIXO E JULGAMENTO DE BAIXO CLERO. NÃO VEJO PORQUE TEM QUE SER ASSIM, JA SOBREVIVEMOS AS MÁS CONDIÇÕES E QUANDO ENTRAMOS EM TERRITORIO DE GENTE INSTRUIDA O TRATAMENTO É DE GENTE IGNORANTE? NÃO ENTENDO MESMO...NÃO É VERGONHA, NÃO É ILEGAL, NÃO É DESVALORIZAÇÃO PESSOAL, MORAR NO GUETO, MORAR NO SUBURBIO, MORAR NA FAVELA, NAS PALAFITAS E NAS VIELAS, SÓ QUEM SABE MESMO É QUEM VIVE NELAS, PORQUE REBAIXAR, PORQUE JULGAR TER MENOS VALOR? A IDENTIDADE ESTA NA PESSOA E A HONESTIDADE E QUALIDADE TAMBÉM. MAS O SER HUMANO AINDA PREFERE TRATAR DE ACORDO AOS BENS, DE ACORDO A QUANTO VOCÊ TEM. ESSA É A MENSAGEM QUE QUERIA DEIXAR AQUI...VALOR VOCÊ CARREGA CONSIGO E NÃO APENAS NO BANCO OU ATRAS DOS RELATORIOS DE ANALISES DE MERCADO.
NO SUBURBIO O LANCE É ESTÁ ATENTO E IDENTIFICAR INVEJOSO, VALORIZAR OS QUE SE APROXIMAM DE VOCÊ PELO QUE VOCÊ É E NÃO PELO QUE TEM.
MANDO SAUDAÇÕES AOS SOBREVIVENTES DO GUETO, DAS VIELAS, DO SUBURBIO, AOS QUE VIVEM EM CONDIÇÕES ABAIXO DO NORMAL E MESMO ASSIM NAO DESISTEM DE TENTAR CONTINUAR E TER A ESPERANÇA DE UM DIA MELHORAR, TER A ESPERANÇA DE UM DIA RECUPARAR TODO O SUOR DERRAMADO.

COMENTÁRIOS


Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.

institucional capão redondo política de privacidade newsletter colunistas contato