Lei Seca passa a valer na periferia de São Paulo
Um acordo anunciado ontem, dia 02/11, pelo Prefeito de São Paulo, José Serra, prevê que os bares de bairros das zonas Sul, Leste e Norte de São Paulo fechem voluntariamente as portas até as 22h. A medida, que tem o objetivo de reduzir a criminalidade, deve entrar em vigor amanhã nos bares do Jardim Ângela e do Jardim São Luiz, na Zona Sul. O anúncio foi feito durante a 10ª Caminhada pela Vida e Pela Paz, no Jardim Ângela. A idéia deverá ser estendida para outras três regiões até o fim do ano: Grajaú, na Zona Sul, Lajeado, na Zona Leste, e Brasilândia, na Zona Norte. “ O alcoolismo é um fator fundamental para desencadear homicídios” disse Serra.
Segundo a Polícia Militar, 91% dos casos de homicídios da Zona Sul da cidade ocorrem perto de bares. Desse total, 56% acontecem entre as 21h e 6h. Os bares deverão fechar às 22h de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana, segundo Serra, haverá uma tolerância maior. O fechamento dos bares também foi uma das medidas implementadas em Diadema, cidade que conseguiu reduzir em 57% a taxa de homicídios. Segundo o promotor Ivandil Dantas, que atua na região do Jardim Ângela e do Jardim São Luiz, na prática, o projeto contará com a boa vontade dos comerciantes. “É um pacto. Por enquanto não é lei” disse.
A fiscalização será feita pela subprefeitura. As regiões foram escolhidas com base em indicadores sociais, sendo um dos principais o alto índice de criminalidade. O projeto terá um prazo de nove meses, a partir da implantação, para apresentar os primeiros resultados.
Além das ações de conscientização e do fechamento dos bares, estão previstos investimentos em atividades esportivas e sociais, melhorias como iluminação pública e calçamento de ruas. A verba é de R$ 300,00 mil.
COMENTÁRIOS
Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.