Como é difícil conviver me meio à violência, saber que muitos dos seus amigos de infância, que jogavam bola na rua com você hoje são precursores desta violência. Talvez você até seja confundido com um de seus amigos que agora fazem parte de um meio de criminalidade. E você, cidadão comum que se esforça para ter uma vida normal, pode ter o mesmo trágico fim de um nóia ou um traficante, ou um bandido.
Então a grande pergunta: Qual a vantagem de não se envolver no crime que tanto te seduz na periferia ?
Poxa, todos os seus amigos que estão no mundo do crime estão bem, desfilam de roupa de marca, Golf, Ômega, e agora a onda é carro antigo mexido, hot-road. E você, lutando prá pagar uma das 20 prestações de um fusca que você nem sabe se aguenta andar até a esquina.
A sua visão de querer levar uma vida socialmente e moralmente correta, meu amigo, é a certa. Mas como tudo que é certo na vida é mais difícil, trabalhoso, complicado e exige muito mais da nossa dedicação.
Sabe aquele ditado: Tudo que vem fácil, vai fácil ? é a mais pura realidade. E tem mais, tudo que é conquistado com o suor, com trabalho, com esforço, tem um gostinho especial.
Tive amigos que jogavam bola comigo na rua e um dia, por causa do crime, morreram cedo demais, talvez eles tivessem tido muitas das coisas que eles queriam, mas não tiveram tempo para desfrutar. A ambição nos faz perder o valor pela vida, que na verdade, deveria ser o maior motivo da nossa ambição. Deveríamos ao invés de buscar a felicidade em bens, sucesso, fama, buscar a felicidade nas coisas simples da vida, naquelas que você tem e não naquelas que você almeja ter. Se um dia conquistar, ótimo, mas não faça a sua felicidade depender de um sonho que talvez não se realize.
É importante ter os pés no chão e a cabeça no lugar, sonhar nunca é demais, mas pense que você tem muita vida pela frente e pense que seu sonho pode se realizar, mas ele só será completo se você conquistá-lo e poder desfrutá-lo, senão, de nada valerá.
Quanto aqueles que se foram e não puderam desfrutar dos sonhos conquistados, podemos fazer o que, senão lamentar e aprender com os erros deles. A vida prega muitas surpresas para nós e somos obrigados, pela própria sobrevivência a fazermos coisas que não aceitamos como corretas, mas também, sempre existirão portas abertas para aqueles que desejam uma vida digna, moralmente e socialmente correta.
COMENTÁRIOS
Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.