O governo brasileiro está acelerando as providências para concretizar o acordo Brasil-Japão, o qual estabelece o padrão japonês de TV digital para o Brasil.
O mercado brasileiro estava sendo disputado, além do padrão japonês, o padrão tecnológico da TV digital americana e européia.
Depois da visita do presidente da França Jacques Chirac ao Brasil, semana passada, o governo pediu para o Japão definir a data onde autoridades e empresários japoneses do setor de comunicação poderão assinar os acordos da TV digital japonesa no Brasil, numa cerimônia em Brasília. Foi por causa da visita do presidente francês que os entendimentos foram interrompidos a fim de evitar um mal-estar com esta situação, pois Jacques Chirac, presidente da França, em sua agenda em Brasília incluiu a defesa do padrão digital europeu.
Agora, o Comitê de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV digital, está trabalhando com a idéia de um texto em que se defina o padrão tecnológico e as regras para a transição do sistema analógico para o Digital.
A TV digital é uma grande tecnologia. Seus recursos e utilidades irão beneficiar nós, brasileiros, assim como encantou diversas consumidores do mundo inteiro.
Com os acordos assinados, o Brasil não mais exige, por exemplo, um compromisso firme com a instalação de uma fábrica de semicondutores.
COMENTÁRIOS
Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.