Código da Vinci ou Código de Cristo.
Novos Cristãos ou Verdadeiros Cristãos.
Caros Amigos Internaltas do Portal Capão.
Bom como todos sabem eu faço parte de um grupo de Cristãos Gnósticos, devido a muitos questionamentos resolvi escrever sobre esse assunto.
Um breve resumo de minha historiografia e pesquisa sobre os Evangelhos Apócrifos.
Os livros Apócrifos são muito estudados atualmente pelos teólogos e historiadores, por revelarem factos e curiosidades a respeito dos primórdios do cristianismo.
A palavra “Apokruphoi” ou Apócrifos significa Secreto são livros escritos pelos pré-cristãos datados normalmente por volta do Séc. I e II.
São livros que por um motivo não justificado foram rejeitados pelo cânon bíblico e que muitas vezes são chamados de evangelhos hereges.
Porem são comprovadamente autênticos e trazem fatos que talvez a Santa Mãe Igreja não queira que seja revelado.
Por exemplo, o Evangelho de Tomé que além de ser uma raridade histórica traz muitos pensamentos do próprio Cristo, por exemplo:
“O reino de Deus está no interior de cada um de nós e não no céu.
Não é em templos de madeira e pedra que você me encontrará, Levante aquela pedra e eu estarei lá, corte esta madeira e tu me acharás!”
Essas são as máximas do próprio Cristo
Há mais ou menos 50 anos, numa simples brincadeira de atirada pedras dentro de cavernas. Um pastor bebuíno acabou encontrando o que seria mais tarde a maior descoberta arqueológica do século 20.
Ao jogar a pedra o bebuíno ouviu no fundo da caverna um vaso de barro. O Pastor muito curioso acabou descendo na caverna e encontrou os primeiros rolos de uma coleção que veio a ser chamado de Rolos do Mar Morto.
Depois dessa descoberta muitos começaram procurar mais artefatos arqueológicos.
Então acabaram descobriram várias grutas que continham em seu interior material escrito em hebraico/aramaico, língua falada pelos discípulos e por Jesus. Porem continha papiros e jarros com escrita em grego.
O primeiro Evangelho escrito foi o Evangelho de Marcos, escrito por volta do ano 42 d.C.
Logo depois veio o Evangelho de Mateus que contia textos mais longos que de Marcos. No ano 62 d.C, Foi escrito o Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos de autoria do mesmo. Por volta de 70 d.C foi escrito o Evangelho de João.
Foram encontradas cópias dos Evangelhos Cristãos na região do Mar Morto, porem contendo textos que possivelmente foram retirados da Bíblia.
Estes evangelhos se dividem em três partes:
Uma parte são os Evangelhos da Bíblia, outra parte são textos Apócrifos, e outra parte tratasse de relatos do cotidiano do povo da época em que os manuscritos foram confeccionados.
O número dos livros apócrifos é maior que o da Bíblia canônica.
É possível contabilizar 112 deles, 52 em relação ao Antigo Testamento e 60 em relação ao Novo.
Lista dos Apócrifos:
Evangelhos: de Maria Madalena, de Tomé, de Filipe, de Árabe da Infância de Jesus, do Pseudo-Tomé, de Tiago, da Morte e Assunção de Maria.
Atos: de Pedro, Tecla e Paulo, dos doze apóstolos, de Pilatos.
Epístolas: de Pilatos a Herodes, de Pilatos a Tibério, dos apóstolos, de Pedro a Filipe, Paulo aos Laodicenses, Terceira epístola aos Coríntios, de Aristeu.
Apocalipses: de Tiago, de João, de Estevão, de Pedro, de Elias, de Esdras, de Baruc, de Sofonias.
Testamentos: de Abraão, de Isaac, de Jacó, dos 12 Patriarcas, de Moisés, de Salomão, de Jó.
Outros: A filha de Pedro, Descida de Cristo aos Infernos, Declaração de José de Arimatéia, Vida de Adão e Eva, Jubileus, 1,2 e 3, Enoque, Salmos de Salomão, Oráculos Sibilinos.
COMENTÁRIOS
Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.